20 de janeiro de 2015

ÓLEO ESSENCIAL DE MELALEUCA / TEA TREE OIL

Trata-se de um dos óleos essenciais mais versáteis e utilizados no mundo. Devido à complexidade de sua composição - ele possui cerca de 100 componentes - é extremamente eficaz pois é muito difícil que um micro-organismo seja resistente a todos eles É altamente eficaz para tratar verrugas, olho-de-peixe, molusco contagioso, impetigo, erisipela e outras doenças cutâneas.

Por serem os óleos essenciais, substâncias altamente concentradas, são usados com muita parcimônia, de maneira que 10ml do óleo tem um excelente rendimento pois normalmente utilizam-se apenas algumas poucas gotas do produto por vez.
 
Árvore de Melaleuca/Tea Tree
Este óleo é extraído das folhas de uma árvore chamada Melaleuca alternifolia, nativa da Austrália, cujas propriedades medicinais já eram conhecidas pelos habitantes nativos da região, os aborígenes, há séculos. Diz-se que havia uma lagoa mágica cujas águas possuíam poderes curativos. Observou-se então, que tais poderes, na verdade, provinham das centenas de Melaleucas que cercavam a lagoa e cujas folhas, ao caírem dentro da lagoa, lhe conferiam suas propriedades terapêuticas. Os aborígenes faziam uso da Melaleuca sobretudo para tratar doenças de pele, feridas e problemas respiratórios por meio de macerações, banhos, inalações e pastas obtidas através da mistura das folhas com lama/argila e aplicada na forma de emplastros.


O mundo ocidental teve seu primeiro contato com as maravilhas da Melaleuca a partir das expedições do Capitão James Cook, inglês que aportou na baía de Botany Bay em 1770. No entanto, o uso do óleo essencial só começou a se difundir amplamente pelo mundo por volta de 1920 quando sua eficácia foi comprovada por estudos científicos.


O óleo de Melaleuca foi de suma importância para garantir a sobrevivência dos soldados na Segunda Guerra Mundial. Ele era incluído no kit de primeiros socorros entregue aos combatentes e ajudava a garantir que cortes e feridas não virassem infecções graves. Nessa época, a extração do óleo foi imperativa, a ponto de o exército dispensar do alistamento aqueles que trabalhavam na sua produção.


Óleo Essencial de Melaleuca 
Assim sendo, no período que sucedeu a Guerra, houve um declínio no uso do óleo, tanto por sua produção estar quase esgotada, quanto pelo deslumbramento provocado pelas novas drogas sintéticas. Contudo, dos anos 70 até hoje, sua produção, utilização e divulgação, só tem aumentado, devido à enorme quantidade de estudos comprovando sua eficácia, como também devido à crescente busca por maneiras naturais e eficazes de se tratar da saúde e beleza do corpo, da mente, e do espírito.


A utilidade do óleo essencial de Melaleuca abrange áreas tão variadas como a saúde da pele, do aparelho respiratório, bucal, e veterinária; e a limpeza em geral, de superfícies, vidros, e ambientes. É ou não é uma maravilha da natureza? Nós, da SERENO Cuidados Holísticos, temos orgulho de fazer parte desse crescente número de pessoas que apoia e divulga os usos do óleo essencial de Melaleuca alternifolia.

Para saber quais são as principais propriedades medicinais do óleo essencial de melaleuca/tea tree, e ter acesso a sua ficha técnica com indicações de uso e problemas que podem ser tratados por ele, clique aqui.

Ficou interessado/a em conhecer de perto os benefícios dos óleos essenciais? Acesse nossa loja SERENO, clicando aqui! Entregamos em todo o Brasil, e, mediante contato por e-mail, no exterior também!


Nenhum comentário:

Postar um comentário