20 de janeiro de 2015

ÓLEO ESSENCIAL DE MELALEUCA / TEA TREE OIL

Trata-se de um dos óleos essenciais mais versáteis e utilizados no mundo. Devido à complexidade de sua composição - ele possui cerca de 100 componentes - é extremamente eficaz pois é muito difícil que um micro-organismo seja resistente a todos eles É altamente eficaz para tratar verrugas, olho-de-peixe, molusco contagioso, impetigo, erisipela e outras doenças cutâneas.

Por serem os óleos essenciais, substâncias altamente concentradas, são usados com muita parcimônia, de maneira que 10ml do óleo tem um excelente rendimento pois normalmente utilizam-se apenas algumas poucas gotas do produto por vez.
 
Árvore de Melaleuca/Tea Tree
Este óleo é extraído das folhas de uma árvore chamada Melaleuca alternifolia, nativa da Austrália, cujas propriedades medicinais já eram conhecidas pelos habitantes nativos da região, os aborígenes, há séculos. Diz-se que havia uma lagoa mágica cujas águas possuíam poderes curativos. Observou-se então, que tais poderes, na verdade, provinham das centenas de Melaleucas que cercavam a lagoa e cujas folhas, ao caírem dentro da lagoa, lhe conferiam suas propriedades terapêuticas. Os aborígenes faziam uso da Melaleuca sobretudo para tratar doenças de pele, feridas e problemas respiratórios por meio de macerações, banhos, inalações e pastas obtidas através da mistura das folhas com lama/argila e aplicada na forma de emplastros.


O mundo ocidental teve seu primeiro contato com as maravilhas da Melaleuca a partir das expedições do Capitão James Cook, inglês que aportou na baía de Botany Bay em 1770. No entanto, o uso do óleo essencial só começou a se difundir amplamente pelo mundo por volta de 1920 quando sua eficácia foi comprovada por estudos científicos.


O óleo de Melaleuca foi de suma importância para garantir a sobrevivência dos soldados na Segunda Guerra Mundial. Ele era incluído no kit de primeiros socorros entregue aos combatentes e ajudava a garantir que cortes e feridas não virassem infecções graves. Nessa época, a extração do óleo foi imperativa, a ponto de o exército dispensar do alistamento aqueles que trabalhavam na sua produção.


Óleo Essencial de Melaleuca 
Assim sendo, no período que sucedeu a Guerra, houve um declínio no uso do óleo, tanto por sua produção estar quase esgotada, quanto pelo deslumbramento provocado pelas novas drogas sintéticas. Contudo, dos anos 70 até hoje, sua produção, utilização e divulgação, só tem aumentado, devido à enorme quantidade de estudos comprovando sua eficácia, como também devido à crescente busca por maneiras naturais e eficazes de se tratar da saúde e beleza do corpo, da mente, e do espírito.


A utilidade do óleo essencial de Melaleuca abrange áreas tão variadas como a saúde da pele, do aparelho respiratório, bucal, e veterinária; e a limpeza em geral, de superfícies, vidros, e ambientes. É ou não é uma maravilha da natureza? Nós, da SERENO Cuidados Holísticos, temos orgulho de fazer parte desse crescente número de pessoas que apoia e divulga os usos do óleo essencial de Melaleuca alternifolia.

Para saber quais são as principais propriedades medicinais do óleo essencial de melaleuca/tea tree, e ter acesso a sua ficha técnica com indicações de uso e problemas que podem ser tratados por ele, clique aqui.

Ficou interessado/a em conhecer de perto os benefícios dos óleos essenciais? Acesse nossa loja SERENO, clicando aqui! Entregamos em todo o Brasil, e, mediante contato por e-mail, no exterior também!


16 de janeiro de 2015

O QUÊ É A AROMATERAPIA?



O que é a Aromaterapia?

A palavra Aromaterapia vem da junção das palavras aroma, que significa cheiro agradável, e terapia, que significa tratamento. À primeira vista, poderia então parecer que ela é meramente uma ciência que visa prevenir, tratar e curar problemas físicos e emocionais por meio do uso de diferentes cheiros agradáveis. Mas essa definição não estaria à altura do que a Aromaterapia verdadeiramente é.

Em primeiro lugar, não é qualquer cheiro agradável que pode ser usado. Na Aromaterapia os aromas obrigatoriamente têm de ser aromas naturais, provindos de substâncias conhecidas como óleos essenciais, que são líquidos extraídos de plantas aromáticas como a hortelã, a lavanda e o alecrim. Mais abaixo falaremos um pouco mais sobre o quê são os óleos essenciais.

Em segundo lugar, a definição acima seria injusta pois a Aromaterapia não funciona apenas por meio da inalação dos aromas dos óleos essenciais. Ela também funciona por meio da aplicação tópica (na pele) dos óleos essenciais, na forma de massagens, banhos-de-assento, escalda-pés, cremes e géis, bochechos, etc. Em outro post abordaremos as diversas formas de aplicação da Aromaterapia.

Assim sendo, seria talvez mais justo dizer que a Aromaterapia é: a ciência que usa substâncias vegetais naturais, chamadas óleos essenciais, para prevenir, tratar e curar problemas físicos e emocionais.

O que é um Óleo Essencial?

Apesar do nome, os óleos essenciais não são 'óleos' como o óleo de cozinha - ou seja, não são substâncias gordurosas pois não possuem ácidos graxos, ou 'gordura'. Na verdade eles são líquidos de baixa viscosidade, fisicamente mais parecidos com o álcool. Os óleos essenciais são compostos orgânicos que podem ser extraídos de diferentes partes da planta: flor, folha, talo, casca, raíz, etc. São líquidos voláteis, ou seja, que evaporam com facilidade. Recebem o nome de óleo porque, à semelhança dos óleos graxos ou gordurosos, como o óleo de cozinha, não se dissolvem na água, apenas se dispersam. No entanto, eles se dissolvem em álcool, óleos graxos/gordurosos, mel, leite e iogurte, por exemplo.

A finalidade primária dos óleos essenciais é a de auxiliar a planta na sua sobrevivência e reprodução, protegendo-a. Eles ajudam a atrair insetos para a polinização, a repelir pragas e a manter a temperatura ideal da planta. Da mesma maneira que eles protegem e tratam as plantas, os óleos essenciais podem proteger e tratar seres humanos e até mesmo animais. Eles são extremamente concentrados e carregam as principais propriedades medicinais da planta, sendo, por isso, chamados de óleos essenciais - é como se representassem a alma da planta, sua essência, não apenas no sentido do aroma, mas no sentido de fundamento / força vital.

Os óleos essenciais estão presentes apenas nas plantas aromáticas, ou seja, naquelas que têm um cheiro agradável como o cravo e a canela. Portanto não há, por exemplo, 'óleo essencial de abacaxi', ou 'óleo essencial de banana', pois tais frutas nascem de plantas que não são aromáticas.

Aqui cabe fazer uma importante observação: óleo essencial não é a mesma coisa que essência. Ou seja, um óleo essencial de laranja não é a mesma coisa que uma essência de laranja, como veremos a seguir.

Qual é a diferença entre óleo essencial e essência?

Conforme vimos anteriormente, o óleo essencial é uma substância naturalmente presente nas plantas aromáticas, e que possui propriedades terapêuticas, ou seja, pode ser usado para prevenir, tratar e curar moléstias. Já a essência, é uma substância sintética, artificialmente produzida em laboratório. Assim sendo, a essência não pode ser usada para tratar problemas de saúde e beleza, pois não possui propriedades medicinais. Ela é apenas uma substância que exala uma aroma igual ao da planta, ou da fruta: um 'cheirinho' agradável, que imita o original, e nada além. Devido ao alto custo de extração e obtenção dos óleos essenciais, estes costumam ser mais caros do que as essências, que são facilmente produzidas em laboratórios, mas que não servem para tratar nenhuma patologia.

Para efeitos de comparação, podemos dizer que a diferença entre óleo essencial e essência é parecida com a diferença entre um suco natural espremido da fruta, e um suco de caixinha, ou pior, um suco de saquinho/em pó. Para tratar um resfriado, o quê você tomaria - um suco de laranja fresquinho ou um suco de laranja de saquinho? O primeiro está naturalmente cheio de vitaminas, fibras e minerais, ao passo que o segundo contém açúcar em excesso, corante, e outras substâncias potencialmente nocivas.

Portanto, para praticar a Aromaterapia, deve-se usar apenas óleos essenciais, e não essências.  E fica a dica: existe essência de abacaxi, essência de morango, essência de banana, mas não óleo essencial de abacaxi, óleo essencial de morango ou óleo essencial de banana.

Num próximo post veremos mais de perto as diversas formas de extração dos óleos essenciais bem como de que maneira a Aromaterapia atua no nosso corpo.

Ficou interessado/a em conhecer de perto os benefícios dos óleos essenciais? Acesse nossa loja SERENO, clicando aqui! Entregamos em todo o Brasil, e, mediante contato por e-mail, no exterior também!



 

2 de janeiro de 2015

DICIONÁRIO DE TERMOS

Adstringente - substância que contrai tecidos e vasos sanguíneos, diminui a secreção das mucosas e a umidade da pele, ajuda na cicatrização e na contenção de hemorragias e forma proteção.

Afrodisíaco - que estimula o desejo e a capacidade sexual, tonifica e revitaliza o organismo. Ajuda a combater a impotência e a frigidez.

Analgésico - que combate a dor.

Anestésico - suspende sensações táteis e dor.

Anti-biótico - substância capaz de inibir o crescimento populacional de bactérias, combatendo infecções causadas por esse tipo de micro-organismos.

Anti-espasmódico - controla espasmos e contrações do tecido muscular liso, especialmente em órgãos como estômago, bexiga, intestinos, canais biliares e urinários, útero,e tc.

Anti-fúngico - elimina fungos e doenças provadas por eles.

Anti-nevrálgico - que combate a nevralgia, dor aguda ocasionada por dano a um nervo.

Anti-oxidante - combate radicais livres, que são substâncias instáveis.

Anti-séptico - desinfeta a pele e as mucosas da presença de micro-organismos.

Anti-térmico - previne ou reduz a febre, diminuindo a temperatura do corpo quando esta se encontra acima de 37°C.

Anti-viral - destrói ou impede o desenvolvimento de vírus. 

Aperiente - que aumenta o apetite.

Bactericida - mata bactérias.

Cicatrizante - ajuda no processo de cicatrização.

Depurativo - que depura/limpa/purifica (geralmente o sangue).

Descongestionante - desobstrui as vias aéreas superiores.

Desintoxicante - elimina toxinas. 

Desodorizante - capaz de eliminar odores.

Diurético - aumenta ou facilita a eliminação da urina e, consequentemente, elimina toxinas e limpa o sangue, ajudando a equilibrar os níveis de substâncias químicas no corpo

Emenagogo - precipita ou provoca a menstruação.

Estimulante/Energético - substância excitante, que ativa o sistema nervoso e/ou vascular.

Expectorante - promove a saída das secreções dos pulmões/catarro, aliviando a tosse.

Parasiticida - combate parasitas.

Plasticidade - característica de ser moldado (adjetivo: plástico - que pode ser moldado)

Tonificante - dá energia, força, vigor.

Vaso-constritor - promove contração dos vasos sanguíneos, aumentando a pressão sanguínea e impedindo que o corpo perca calor.

Vaso-dilatador - promove dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão e permitindo que o corpo não acumule calor em excesso.

Vermicida - mata vermes.

Adaptado de: "Plantas que Curam", págs. 174-177, Editora Online.